Cópia do blog Adversus Hæreses
TOLKIEN, A IGREJA, CRISTO E O SANTO SACRAMENTO
Cópia do blog Adversus Hæreses
Nada vejo corporalmente
Por que não ser Sacerdote?
Um projeto belíssimo em vídeo dado como resposta as palavras João Paulo II dirigidas aos Jovens: “Hoje é um tempo maravilhoso para ser sacerdote!", por um grupo de seminaristas católicos dos Legionários de Cristo, uma chamado a vocação sacerdotal.
Assita o vídeo é ótimo!
Vi originalmente no blog dos Adoradores do Rei e depois fui ao site Why Not Priest?
Visite, divulgue e comente os vídeos, sugestão baixei o vídeo e exiba em seu grupo de jovens!
O sumiço do menino Pedro Julião
Vos Fortificar
"Considerai a Comunhão um meio de vos sustentar, de vos fortificar, e não um ato de virtude elevada e difícil."
Grande Suplicante
"Contemplai Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento; está sempre a orar. É o grande suplicante da Igreja, e obtém mais por sua oração do que todas as criaturas juntas. Jesus porém reza no aniquilamento."
Os Efeitos da Eucarístia (28): Nascente da vida e a fonte da graça
Que ninguém, pois, se aproxime desta Mesa sem reverente devoção e fervente amor, sem verdadeiro arrependimento, ou sem lembrar-se de sua Redenção. Maravilhoso é este Sacramento em que uma inefável eficácia inflama os afetos com o fogo da caridade. Que revigorante maná é aqui oferecido para o viajante! Ele restaura o vigor dos fracos, a saúde para os doentes, confere o aumento da virtude, faz a graça superabundar, purga os vícios, refresca a alma, renova a vida dos aflitos, vincula uns aos outros todos os fiéis na união da caridade. Este Sacramento da fé também inspira a esperança e aumenta a caridade. É o pilar central da Igreja, a consolação dos que falecem, e o acabamento do Corpo Místico de Cristo. A fé amadurece, e a devoção e a caridade fraterna são aqui saboreadas. Que estupenda provisão para o caminho é esta, que conduz o viajante até à montanha das virtudes! Este é o pão verdadeiro que é comido e não consumido, que dá força sem perdê-la. É a nascente da vida e a fonte da graça. Perdoa o pecado e enfraquece a concupiscência. Os fiéis encontram aqui a sua refeição, e as almas um alimento que ilumina a inteligência, inflama os afetos, purga os defeitos, eleva os desejos. Ó cálice de doçura para as almas devotas, este sublime Sacramento, ó Senhor Jesus, declara para os que crêem Tuas maravilhosas obras.
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
A Eucaristia é presença real
Everth,
Sinceramente, agora, vou tocar num assunto que até pouco tempo pensava que se tratava apenas de um nome diferente dado à Santa Ceia. Aliás, foi nesse blog que percebi que era bem mais que isso. Na Eucaristia, pelo que entendi, na cerimônia, “o pão e o vinho” são literalmente o “corpo e o sangue” de Cristo?Não, não é possível! Até um ateu, sem o mínimo de percepção espiritual, ao deparar com essa colocação, ficaria confuso. Não é possível, Everth, que nalgum momento você não se perguntou acerca. Pesquise e veja quando, como e por que, a Ceia do Senhor foi substituída pela Eucaristia. Já reparou que a Doutrina Romana é totalmente adversa, contrária aos ensinamentos bíblicos (…)?Ta na hora de refletir sobre isso.(…)- Marcelo, em comentário ao artigo Mentiras Adventistas
9 de março, às 8h27min
Salve Maria Santíssima!
Oração Continua
"Jesus no Santíssimo Sacramento permanece em oração continua, contemplando sem cessar a glória de seu Pai e intercedendo por nós (cf. Hb 7,25), a fim de nos ensinar que na oração está o segredo da vida interior."
Aproxima-te
"Aproxima-te, portanto, da Santa Eucaristia, de Jesus oculto, vítima perpétua de amor, teu pão vivo, e, a seus pés, encontrarás a graça, a força do bem, a luz e o amor!"
Os Efeitos da Eucarístia (27): É impedido o fervor do amor
O pecador que recebe o Corpo de Cristo pode ser comparado, quanto à semelhança do crime, a Judas que beijou Cristo, porque ambos ofendem a Cristo sob um sinal de caridade. Esta semelhança compete a todos os pecadores em geral, porque por todos os pecados mortais age-se contra a caridade de Cristo, de que é sinal este Sacramento, e tanto mais quanto os pecados são mais graves. Mas sob um aspecto especial os pecados contra o sexto mandamento tornam o homem mais inepto para o recebimento deste Sacramento, na medida em que, a saber, por este pecado o espírito é maximamente submetido à carne, e desta maneira é impedido o fervor do amor que é requerido neste Sacramento.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Fracos e Fortes
"Jesus fez da Eucaristia um pão para os fracos e para os fortes, um remédio contra o pecado, uma poderosa arma contra o demônio, o prodígio contínuo de sua vida ressuscitava a se prolongar em seus membros enfermos e sofredores."
Sacrilégio, estou chorando!!
Matéria tirada do blog Fratres in Unum.com
Mais um sacrilégio, graças à Comunhão na Mão.:
MISERICÓRDIA SENHOR, MISERICÓRDIA
Paulo
A Eucaristia, coração do sacerdócio
Achei este vídeo no site Presbíteros, ele explica de forma simples e curta a ligação dos Sacerdotes e da Eucaristia.
Até mais, Fogo Eucarístico pra você!
Os Efeitos da Eucarístia (26): Crime de falsidade
Os pecadores, porém, que tocavam o Corpo de Cristo não sob a espécie sacramental, mas em sua substância própria, não pecavam. Às vezes até alcançavam o perdão dos pecados, como se lê no Evangelho de São Lucas a respeito da mulher pecadora. Isto acontecia porque o Cristo, aparecendo sob a sua espécie própria, não se exibia para ser tocado pelos homens em sinal de união espiritual com Ele, como é o caso quando se oferece para ser recebido neste Sacramento. Foi por isso que os pecadores que o tocavam em sua própria espécie não incorriam no crime de falsidade contra a divindade, como o fazem os pecadores que recebem este Sacramento.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Quaresma e Testemunho
Hoje que convidar você a escutar estes dois áudios.
O 1º é uma entrevista onde o Padre Paulo Ricardo fala um pouco da quaresma, é bastante esclarecedor.
O 2º é o testemunho de vida da Eliana Ribeiro, onde ela conta sua história de vida, destaco o trecho onde ela pede, mesmo na cama a comunhão Eucarística diariamente.
Se você gostou comente!!
Paz e Fogo Eucarístico!!!
Verdadeira Piedade
"Somente se conhece um bom soldado no campo de batalha; um gênio, por sua obra; uma verdadeira piedade, na provação."
Os Efeitos da Eucarístia (25): O Sacrilégio
Quem está em pecado mortal comete sacrilégio ao receber a Eucaristia, porque há duas coisas sacramentais na Eucaristia. A primeira, significada e contida, é o próprio Cristo; a segunda, significada mas não contida, é o Corpo Místico de Cristo, isto é, a sociedade dos santos. Quem quer que, pois, receba este Sacramento, só por isto significa estar unido a Cristo e aos seus membros. Ora, isto se realiza pela fé formada pela caridade, que ninguém pode possuir juntamente com o pecado mortal. E por isto é manifesto que quem quer que receba este Sacramento em pecado mortal comete nele falsidade. Incorre, por este motivo, em sacrilégio, como violador do Sacramento. Peca, por causa disto, mortalmente.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Verdadeiramente felizes
"Acreditai no que digo. Ninguém, nada neste mundo poderá vos tornar verdadeiramente felizes. Isso está reservado a Nosso Senhor."
São Pedro Julião Eymard
Os Efeitos da Eucarístia (24): Possui uma deleitação atual
Nisto o Sacramento da Eucaristia difere do Batismo, porque o Batismo não se ordena a um efeito atual, isto é, ao fervor da caridade, do modo como ocorre com o Sacramento da Eucaristia. O Batismo é uma regeneração espiritual, pelo qual se adquire uma primeira perfeição, que é um hábito ou forma; mas a Eucaristia é uma refeição espiritual que possui uma deleitação atual.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Fazê-Lo sair
"Temos que fazê-Lo sair de seu esconderijo para que possa de novo colocar-se à cabeça da sociedade cristã... Que venha cada vez mais o reino da Eucaristia: Adveniat regnum tuum!"
São Pedro Julião Eymard
Os Efeitos da Eucarístia (23): Segundo o ato...
Aquele que com o ato do pecado venial se aproxima deste Sacramento come espiritualmente segundo o hábito, mas não segundo o ato. E por isto recebe o efeito deste Sacramento segundo o hábito, não segundo o ato.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Então o que fazer?
"Então o que fazer? Retornar à fonte da vida, mas não ao Jesus histórico ou ao Jesus glorificado no céu mas sim ao Jesus que está na Eucaristia."
São Pedro Julião Eymard
Os Efeitos da Eucarístia (22): O aumento da graça e/ou da caridade habitual
Os pecados veniais podem ser considerados de dois modos. De um primeiro modo, na medida em que são passados. De um segundo modo, na medida em que estão sendo exercidos em ato. Segundo o primeiro modo, os pecados veniais de nenhum modo impedem o efeito deste Sacramento. De fato, pode acontecer que alguém, depois de ter cometido muitos pecados veniais, se aproxime devotamente a este Sacramento e alcance plenamente o seu efeito. Porém, de acordo com o segundo modo, os pecados veniais não impedem totalmente o efeito deste Sacramento, mas apenas em parte. De fato, foi dito que o efeito deste Sacramento não é apenas a obtenção da graça habitual ou da caridade habitual, mas também uma certa refeição atual de espiritual doçura. A qual, na verdade, é impedida se alguém se aproximar a este Sacramento com a mente distraída pelos pecados veniais. O aumento da graça habitual ou da caridade habitual, porém, não é tirado..
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Nossa época
"O grande mal de nossa época é que não vamos a Jesus Cristo como a seu Salvador e a seu Deus. Abandona-se o único fundamento, a única fé, a única graça da salvação... "
São Pedro Julião Eymard
Os Efeitos da Eucarístia (21): Impedem o efeito deste Sacramento
Mas, assim como deve-se dizer que o Sacramento da Eucaristia obtém a remissão dos pecados veniais, assim devemos também dizer que os pecados veniais impedem o efeito deste Sacramento. Pois diz São João Damasceno: "O fogo do seu desejo que há em nós, acendendo-se mediante aquele fogo que há no carvão", isto é, neste Sacramento, "queimará nossos pecados e iluminará nossos corações para que ardamos e nos deifiquemos pela participação do fogo divino". Mas o fogo do nosso desejo ou do nosso amor é impedido pelos pecados veniais, que impedem o fervor da caridade. Portanto, os pecados veniais impedem o efeito deste Sacramento.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Tesouro escondido
"Quão feliz, mil vezes feliz, a alma fiel que encontrou este tesouro escondido, que vai beber neste manancial vivo, que come com freqüência este Pão de vida eterna!"
São Pedro Julião Eymard
Os Efeitos da Eucarístia (20): Sua devoção...
Pode-se, porém, argumentar que sendo o efeito deste Sacramento a obtenção da graça e da glória e a remissão da culpa, pelo menos da venial, se este Sacramento realmente tivesse efeito em outros além dos que o recebem poderia acontecer que alguém alcançasse a glória, a graça e a remissão das culpas sem ação nem paixão própria, por algum outro ter oferecido ou recebido este Sacramento. Responde-se a isto dizendo que assim como a Paixão de Cristo é de proveito para todos para a remissão da culpa, e a obtenção da graça e da glória, mas não produz efeito senão naqueles que se unem à Paixão de Cristo pela fé e pela caridade, assim também este sacrifício que é a Eucaristia, memorial da Paixão do Senhor, não produz efeito senão naqueles que se unem a este Sacramento pela fé e pela caridade. De onde que no Cânon da Missa não se ora por aqueles que estão fora da Igreja. Aos que nela estão, porém, o Sacrifício Eucarístico é de proveito maior ou menor de acordo com o modo de sua devoção.
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor
Nutrir-se em primeiro lugar
"A fim de que a alma devota se fortaleça e cresça na vida de Jesus Cristo, tem necessidade de nutrir-se em primeiro lugar de sua verdade divina e da bondade de seu amor de tal modo que possa passar da luz ao amor, e do amor às virtudes."
São Pedro Julião Eymard
Os Efeitos da Eucarístia (19): Proveito para outros
O próprio Senhor, ademais, expressou que a Eucaristia seria de proveito para outros além dos que a recebem, quando disse, na última Ceia: "Este cálice é o meu sangue, que por vós", isto é, os que o recebem, "e por muitos" outros, "será derramado para o perdão dos pecados"..
São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor