A vida dos povos


"A Eucaristia é a vida dos povos. A Eucaristia lhes oferece um centro de vida. Todos podem encontrar-se sem barreira de raça nem de língua para a celebração das festas da Igreja."

São Pedro Julião Eymard

Os Efeitos da Eucarístia (18): Proveito para os que não o recebem..

Mas também é de proveito para os que não o recebem, embora apenas por modo de sacrifício, na medida em que é oferecido pela salvação deles. É por isso que no cânon da Missa se diz: "Lembrai-vos, Senhor, dos vossos servos e servas, pelos quais nós Vos oferecemos, e eles Vos oferecem também, este Sacrifício de louvor, por si e por todos os seus, pela redenção de suas almas, pela esperança de sua salvação e sua segurança".

São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor

Regozijai-vos


"A Eucaristia — o trigo dos eleitos, o Pão vivo — foi semeada em Belém.
Esse Trigo celeste foi semeado em Belém, casa do pão. Ei-lo, esse divino Pão, finalmente
semeado.
A umidade das lágrimas infantis o fará germinar e o tornará belo.
Belém, situada numa colina, domina Jerusalém. Uma vez amadurecida, a Espiga se inclinará
do lado do Calvário, onde será moída, passando pelo fogo do sofrimento, a fim de se tornar
Pão vivo.
Os reis virão dele participar e nele se deliciarão.
E qual o motivo dos encantos da nossa festa de Natal, se Jesus não renascesse sobre o Altar?
Em Belém, o Verbo se faz Carne. No sacramento, faz-se Pão a fim de nos dar sua Carne, sem
nos causar aversão.
Regozijai-vos, portanto, neste belo dia, em que desponta o Sol divino da Eucaristia."

São Pedro Julião Eymard

Os Efeitos da Eucarístia (17): É oferecido por todos

Assim, pois, este Sacramento é, para os que o recebem, de proveito não só por modo de sacramento, como também por modo de sacrifício, porque é oferecido por todos os que o recebem.

São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor

Os Efeitos da Eucarístia (16): Sacramento e Sacrifício

Este Sacramento, ademais, é de proveito para muitos outros além dos que o recebem porque, conforme foi dito, este Sacramento não é apenas sacramento, mas é também sacrifício. Na medida em que neste Sacramento é representada a Paixão de Cristo, pela qual Cristo se ofereceu a Si mesmo como hóstia a Deus, possui razão de sacrifício. Na medida, porém, em que neste Sacramento é trazida invisivelmente a graça sob uma espécie visível, possui razão de sacramento.

São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor

Adorar é um diálogo de amor

"A oração é um trato de amizade com Deus" nos ensina Santa Teresa. Adorar a Deus em espírito e em verdade é fazer a experiência de buscar o Senhor por amor, reconhecer que já não podemos caminhar sem esse amor. Ele nos seduziu, nos atraiu para si e agora é impossível viver sem o seu amor.

Quando compus a música juras de amor, meu coração estava inflamado de amor por Deus. Vivi a experiência do profeta Jeremias: o Senhor me seduziu! Minha alma e todo o meu ser não sabem fazer outra coisa senão amar a Deus. O coração dos adoradores não tem outra motivação para a oração senão o amor a Deus. É o amor a Deus que nos impulsiona, nos move.

Adorar é, portanto um diálogo de amor. A adoração é um Dom de Deus e não um esforço nosso. O primeiro passo sempre é de Deus. É ele quem toma a iniciativa de estar conosco, de se relacionar conosco para estabelecer uma relação íntima, de amizade. Por isso, a adoração não só é um desejo do nosso coração, mas, mais do que isto, é um desejo de Deus.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Original em: http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

Ciência especulativa


"Quem não comunga não tem mais que uma ciência especulativa; não conhece nada a não ser palavras, teorias, das quais desconhece o sentido..."

São Pedro Julião Eymard

Não falta a continência...

Um sargento qualquer, ou um alferes de pouca autoridade...Passa-lhe de frente a um recruta de boa presença, de condições incomparavelmente superiores às dos oficiais - e não falta a continência, nem a resposta.

Repara no contraste: do Sacrário dessa igreja, Cristo, perfeito Deus e perfeito Homem, que morreu por ti na Cruz, e te dá todos os bens de que necessitas... aproxima-se de ti. E tu nem lhe prestas atenção!

Sulco, 687

São Josemaría Escrivá

Os Efeitos da Eucarístia (15): Confirma o homem no bem

Ainda que este Sacramento não diretamente se ordene à diminuição do incitamento do pecado, diminui, porém, este incitamento por uma certa conseqüência, na medida em que aumenta a caridade, porque, segundo diz Agostinho no Livro das 83 Questões, "O aumento da caridade é a diminuição da cobiça". Diretamente, porém, a Eucaristia confirma o homem no bem, pelo que também é preservado o homem do pecado.

São Tomás de Aquino
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80
Sermão sobre o Corpo do Senhor

Intervalos


"Eu lhes digo que este alimento tomado com intervalos tão prolongados não é mais que um alimento extraordinário, mas onde está o alimento ordinário que deve me sustentar diariamente?"

São Pedro Julião Eymard